Pages

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Escolha profissional; o Sentir e o Saber.



Ter facilidade com uma coisa, não é amá-la. Você pode ter facilidade em Matemática e amar Biologia; quando todos verem sua capacidade de dobrar a matéria, que você é o(a) melhor aluno(a) de matemática da sala, ganhou prêmios em Olimpíadas Nacionais vão dizer: Ele(a) vai fazer Engenharia.


Então começam a falar que você vai ser Engenheiro(a), até mesmo os professores perguntam se é essa a profissão que você quer seguir. Se você não tem a certeza de que sabe Matemática mas não ama a matéria, essas falas vão te influenciar, e você vai acabar escolhendo Engenharia, mesmo adorando Biologia.


Então como saber a diferença entre o amar e o saber?
Você não precisa saber para amar, e nem amar para saber. Quando você ama fazer alguma coisa, você tem zelo, se preocupa em deixar aquilo que está fazendo perfeito; e tem prazer em gastar horas e horas dando o acabamento final. Quando você sabe, vai tudo no automático, você termina a tarefa, mas não se sente orgulhoso(a) e saciado(a) após o término, foi só mais um final.
Para escolher o que fazer, tem que se ouvir o coração. Ninguém além de você vai saber em que você vai passar o seu futuro.Nem mesmo testes vocacionais, estes só pegam em que você é bom, e direcionam para as profissões.
E se eu não for boa em História, mas tiver um grande interesse pela matéria e quiser aprender mais na Faculdade, eu não terei direito?
E não se preocupe em decepcionar ninguém, o futuro é seu. Se seus pais são Médicos e você quiser fazer Artes Cênicas; faça! Eles já tiveram a oportunidade de escolher o que quiseram, agora é sua vez. Mesmo que digam que querem que você faça Medicina, que seus irmãos cursem Medicina, que seus tios sejam Pediatras, Cardiologistas, Cirurgiões; não se deixe influenciar, afinal a vida é sua. Você quer ficar 7 anos em uma faculdade fazendo algo que você não gosta? Levando o ensino como uma obrigação? Acho que não.


A família nos educa para podermos abrir as asas, para onde iremos quando aprendermos a voar, a gente que escolhe.
Mesmo que você ainda esteja indeciso(a) sobre o que você quer "ser quando crescer", não será necessariamente o que todos falam. Veja aquilo que lhe dá prazer e siga-o; e os anos que você passará na faculdade não serão nem um pouco penosos.
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

10 Opiniões:

MichelSatos disse...

Nossa... como meu baby tem a mente aberta e super focada para expressar suas ideias....
Seu blog tá muito legal amor...
Seu texto está ótimo... se melhorar estraga.. então continue assim...!!

AMO VOCÊ MEU BABY!!
e sucesso aew!!

Lekah disse...

Oi !! Adorei visitar seu blog !! Continue sempre assim, pois está ótimo !! Bjs , Lekah :)

Jéssica Lins disse...

Adorei o post! Me identifiquei bastante. asuhuhsahusa :) Prestei vestibular para computação e em todo o curso a matéria mais vista é matemática. Eu gosto muito de exatas, apesar de não me dar tão bem quanto gostaria! E em nenhum momento deixei que isso influenciasse na minha escolha. Computação realmente é o que eu quero, já ouvi muitas críticas do tipo: "ah, você não tem cara de que vai fazer pra computação." Mas nem ligo pra isso, porque quem decide o meu futuro sou eu e não há coisa melhor em fazer uma faculdade com aquilo que você gosta.
Seu blog tá muito lindo, parabéns! Já estou seguindo :D
Beijos!

Jéssica Lins disse...

obs: não achei onde te seguir.. coloca o negocinho dos seguidores, fica melhor pra gente! :)

Leandro disse...

boa as suas dicas :D
bjos

-

Um pequeno mundo - (Novo site de tirinhas)
Job, Lob e sua turma espera sua visita!
www.umpequenomundo.com/
Twitter: @umpequenomundo
abraços!

Jheferson Henrique disse...

É importante saber que temos que realizar os nossos sonhos e não os dos nossos pais ou terceiros. É difícil essa decisão. O caminho profissional muitas vezes é influenciado pelo salário e não pela satisfação.
Eu sinceramente gosto de tanta coisa queria descobrir qual delas eu realmente amo... hehe

Abraço
\o

Ana Paula Moreto disse...

UM ótimo texto, parece que foi feito pra mim, hehe, esse ano prestarei vestibular e as dúvidas são tantas, mas analisando o que eu gosto de fazer, pra poder fazer a escolha certa.

Felipe disse...

Muito bom rsrs
www.lipesblog.com
visitem!

Fillipe Morais disse...

Aii Aii, eu n sei o q escolher para a facu - - ' aqui ta tenso !

Anônimo disse...

Adorei!! você tem muito talento!!!

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.