Pages

sábado, fevereiro 06, 2010

Metidez?

Por que quando somos bons em alguma coisa somos obrigados a nos desculpar por isso? Quando alguém nos elogia, por que temos que fingir que não foi nada demais, quando na verdade foi?
Sempre existe a seguinte situação: "Nossa, que trabalho bem feito, você é muito bom nisso.", então as normas de educação te obrigam a dizer: "Que nada, nem foi muito trabalhoso, qualquer um sabe fazer.". Por que você não pode dizer: "Eu sei que sou bom, já ouvi isso várias vezes."? Se alguém falar isso, é metido, convencido, sem educação. Por que? Não é falta de humildade falar pra a pessoa que você mesmo reconhece que é bom, e tampouco quer dizer "não me elogie, não preciso"; é só saber como dizer. É o que você acha; é a verdade. O segundo diálogo é: "Adorei sua apresentação, levou muito tempo?" e depois de perder a noite terminando o conteúdo você fala: "Nem tanto, eu tive ajuda de meus colegas de equipe". Que está aí outro ponto. Se você falar a verdade, que ninguém te ajudou em nada, você é um monstro, quer prejudicar os outros e ninguém mais vai querer fazer trabalho junto com você. É receber castigo por ter sido sincero. Ou quando alguém te pede ajuda em Matemática e você  diz: "Eu sei algumas coisas..." Quando na verdade quer dizer: "Eu sou ótimo, sempre me dou bem com os cálculos". Mas não pode, porque senão você será esnobe. Se você é bom no que faz, não se desculpe com ninguém por sê-lo, você merece levar o mérito e não há mal nenhum em reconhecer isso. Não sendo rude, fale o que vem em sua cabeça; porque não há melhor reconhecimento do que o seu orgulho por si mesmo.
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

24 Opiniões:

Des-falando disse...

é tem que tomar muito cuidado com o que fala , pq qualquer frase mal colocada pode te prejudicar né =/

---

http://des-falando.blogspot.com/ - Dá uma passada no blog !

iMarty Turbo disse...

pois eh, parece ser proibido reconhecer seu proprio trabalho

Anjo Noturno disse...

Poizé, talvez o próprio ser humano classifica a capacitação de cada um.
Bjão bom final de semana

Wander Veroni disse...

Pois é...justamente para não parecermos arrogantes ou esnobes.

Abraço

Tegani disse...

Realmente , ás vezes falamos algo pra não magoar alguém ou até mesmo para não parecermos convencidos... mas será que agindo desa forma estamos sendo verdadeiros ?

Adorei teu texto e obrigada pelo comentário que deixou no meu blog.

Beeeijos

Vinicius Oliveira disse...

Olha muito bom seu texto, voce escreve muito bem.. parabens

http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ comenta?

Vinicius Oliveira disse...

As pessoas sao sentimentais demais também, fala sério, nao se pode mais falar o que pensa

Phellipe disse...

É verdade .
A vida é assim né .
Belo texto , blog muito bom .


Quando der visita lá ↓
www.assuntosmaneiros.blogspot.com

Juliana Pires disse...

É verdade, eu acho que as pessoas são complicadas, se somos modestos dizem que temos a auto-estima baixa, se assumimos nossas qualidades nos chama de arrogante...vai entender né...

Beijos

Roqueira! (: disse...

nossa, é verdade, a gente trabalha pra ganhar reconhecimento e não podemos ser verdadeiros e dizer que sim, fizemos um excelente trabalho. É, a sociedade e suas regras...

eu... disse...

neh... tb costumo ser assim. como vc foi bem... ah, foi nada naum. Rs.

passando aki pela segunda vez hj, adorando
http://drehluvz.blogspot.com/

Esther Saldanha disse...

A humaninade parece não se cansar de impor regras.
Normalmente eu tento ser humilde com aqueles que não conheço, bem, educada eu diria, não gosto de me gabar.
Mas com os verdadeiros amigos eu admito. "Sou boa nisso mesmo!"
isahushuahsuahus

Antonio Afonso disse...

é o que digo

etiqueta é só um mais um modo de Totalitarismo barato....

eu reconheço meu trabalho

mesmo q me chamem de metido

Ação Publicidade e Propaganda disse...

Perante a isso, ou até outras coisas como conversa de msn: oi/td bem/ novidades... parece que certas normas tem que serem seguidas... Eu acho que não!
Se alguém elogio agradeça e se gostou reconheça, afinal se não fosse bom, certeza que ficariam sem falar nada auhuahsuhas

Por Luuu Champps

Susana disse...

Acontece muito comigo, e o que mais faço é ser mostesda, apenas.

Não gosto e nunca gostei de pessoas que ficam se vangloriando ou cantado vitoria antes do tempo... acho melhor não precipitar as coisas, mas como sempre acontece, há momentos em que realmente merecemos o merito... Da para 'comemorar,' só não pode trocar os pes pelas mãos e fazer disso a melhor pessoas em tudo. E tudo uma questão de relatividade.

=)
mas nada de fisica!
abraço!

Henrique Alvez disse...

Você tem razão em cada linha.
isso chega a ser hipocrisia em certo ponto de vista....Quando elogiado ñ podemos concordar com o elogio? u___u
mas devemos saber como concordar, pq alguns são realmente metidos

/+/ Rafael /+/ disse...

Essa é a mais pura verdade.

Nêlma disse...

As regras sociais.

Larissa disse...

verdade, vivemos em um mundo que temos que agradar a todos,e que a maioria querem que nós sejamos iguais,nada melhor que um elogio para levantar o ego,e temos que fingir que não nós importamos com isso, mas sempre importa -q

Fabiano disse...

é uma faca de dois "legumes"! no trabalho realmente é complicado vc chamar os méritos somente pra vc. isso pode parecer que está querendo puxar o tapete dos outros, porém há maneiras de dizer que o trabalho executado foi realizado por vc. basta encontrar a melhor forma.

twitter disse...

Isso tudo é verdade.
Seu blog é ótimo.

http://logicadamente.blogspot.com/

Vanessa disse...

muito bom texto.
Parabéns, lindo blog

Gabriela.Black disse...

entendo totalmente o que diz. quando vamos bem na escola, somos discriminados pelos outros alunos, chamados de nerds, metidos e tudo mais.
putz, agora é crime ser bom em alguma coisa?!
amei o post, e tudo, na verdade.
beijo

Rafael disse...

De uma pessoa decididamente metida e reconhecida por todos como tal:
Quando alguém te elogia por um trabalho bem feito, ou quando você mesmo sabe que foi uma contribuição notável (seja no trabalho ou na escola), você dizer "Isso não foi nada, foi coxa, foi baba", você tem noção de que dizer isso é tão metido quanto dizer "É, eu sou bom mesmo mesmo"?
Você falar que foi fácil, que foi baba, que qualquer idiota sabe fazer significa que você é tão bom que o que você fez é trivial, e também que quem não teve a mesma capacidade do que você de fazer isto é algo abaixo de idiota, entendeu? Se desculpar por ter feito um bom trabalho não é "norma de educação" não, é ser esnobe sim, é que nem dizer "Ah isso aí pra mim é mamão com açúcar"
Imagina você, estudante de engenharia (eu sou formado em Engenharia da Computação, mas não sou o do exemplo), só tira as melhores notas de Cálculo diferencial e integral dizer "É, eu sei algumas coisas de matemática", significa dizer que o outro que tirou 4 na prova e está de recuperação é um 0 à esquerda, sacou?
Também não diga "É, eu sou foda mesmo", porque não é verdade, você pode encontrar alguém melhor do que você, e vc vai se dar mal.
Diga assim, "Olha foi difícil, mas eu eu me esforcei, demonstrei meu conprometimento, estudei bastante, etc". As outras pessoas não precisam ouvir suas auto-críticas, você pode ser alguém muito bom no que faz, e saber disso! Não precisa sair falando pra todo mundo. Mantenha para você, é até melhor.
Regards,

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.