Pages

sábado, maio 22, 2010

Humor critico: Em falta na televisão brasileira.


Humor crítico é o que falta na televisão aberta brasileira.  Somos bombardeado somente com humor pastelão e novelas puramente românticas com enredo óbvio.  Nós,  telespectadores, somos carentes, entretanto, de algo que nos faça rir e pensar ao mesmo tempo, o que seria ótimo para alimentar reflexões  e fomentar  algum tipo de rebeldia.
As frases feitas repetidas ao extremo, bordões óbvios e encenações assaz exageradas, de programas como Zorra Total, podem ser extremamente cômicos para alguns, contudo acaba por ser uma afronta ao bom senso de outros.
Cansam também as novelas que não se dão nem ao trabalho de reciclar atores, quanto mais fazer alguma alteração significativa entre uma novela e outra, essas que, basicamente, só mudam o título e, quando muito, a ordem dos fatos. O que precisamos é suavizar tamanho exagero, e acrescentar uma pitada de crítica à sociedade à alguns costumes, não deixando de lado, claro, a comicidade.  Deveria ter afrontas nas entrelinhas, ou simplesmente situações engraçadas de cidadãos como nós, que nos faria rir de nós mesmos. Seria algo suave, quase imperceptível, não julgando, expondo, ou ridicularizando ninguém em particular, apenas um personagem fictício representando os diversos patamares da sociedade brasileira. Seria como Os Simpsons, que, se prestarmos alguma atenção, por minima que seja, conseguimos filtrar algumas denúncias retratadas de modo hilariante, do típico cidadão norte-americano e suas vertentes. Quando a televisão parar de subestimar nosso intelecto e começar a nos presentear com programas de bom gosto, poderemos ter a esperança de um dia ter algo que aguce nossa sagacidade. Por enquanto, precisamos nos satisfazer com pieguice e engolir as mesmices do que chamam de comédia.
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

26 Opiniões:

Tudo Teen disse...

concordo plenamente (:

Lenivaldo Silva disse...

Concordo com você. Sabe, eu adorava o CQC. Os caras sabem fazer crítica com inteligîncia. Só que depois eles começaram a se achar os queridinhos da tv (e são) e falam mais do que deviam, muitas vezes ferindo principios éticos dos telespectadores.
Por fim , os Simpsons são uma maravilha.
O seiu blog está excelente.
Parabéns

deborestt o BLOG disse...

na verdade CQC é o melhor programa humoristico de critica, são inteligentes, e nos fazem rir, zorra total é uma merda que ja deveria ter ido pra fora do ar a tempo, realmente ta faltando sim coisas boas na TV brasileira, claro que temos exceções... porém não é tanta infelizmente, boaaa vivi, sucesso ;D

Macaco Pipi disse...

UMA FAMILIA DA PESADA É MELHOR QUE TUDO!

Fabiano disse...

Ola Victória,

Alguns blogs merecem ser visitados e com certeza o seu é um deles, independente dos jogos que existem nas comunidades.

Acho que esse humor pastelão tem o seu público. Eu praticamente não assisto o Zorra Total, quando isso ocorre me atento apenas em um dos quadros (o das crianças), onde os atores, principalmente as mulheres dão um show.
Mas acredito que temos uma boa opção. Como o deborestt escreveu acima, eu acho que o CQC tem um humor diferenciado. Não são todos que assistem que vão compreender. Tem que ser politizado para rir das piadas. Eu adoro o programa.
Qto as novelas, acho que isso é um assunto bastante complicado. Os autores são obrigados a conviver com o tal IBOPE. O público nem sempre está preparado para novelas que tenham cunho social.
Enfim, acho que existe público para todos os tipos de programa, mas não há como negar que esse humor que se refere está cada vez mais excasso.
abraços.

fabiano

http://blog-do-faibis.blogspot.com/

Asas Negras disse...

aNTES DE TUDO: PIREI NO SEU BLOG, PARABENS

Sempre achei a tv brasileira uma merda, exeto os telejornais, mas o resto nada presta.

http://brunocontosdeterror.blogspot.com/




E participem da minha comu: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98347719

Valentin Trevizani, Rafael Pandolfi disse...

Victória, obrigado por comentar no blog, e cá estou retribuindo o comentário.
Sobre o humor crítico, o único desenho que encontrei até hoje que possui essa característica que é "Uma Família da Pesada" ou "Family Guy" caso for bilingue (uashuahs).
Além de ser bastante engraçado criticia de maneira escarrada a sociedade e os fatos históricos, diretamente ou indiretamente.
Já a questão de novelas, eu concordo totalmente com você. E vou ti dar um exemplo bem clássico de um clichê, "Malhação".
A série Malhação (ou novela, ou sei lá o que ela for), SEMPRE acaba igual.
Acredite, hoje em dia, nem se pode confiar nos telejornais mais. A hipocrisia acaba sendo exacerbada na questão principalmente de política.
Bom, esse assunto tem muito que falar.
Passa lá no meu blog, estou ti seguindo
http://livrosmusicasefilmes.blogspot.com/
Abraço.

Patrícia V.S disse...

Concordo com você tbm ! O problema é que esse humor na tv atrai bastante audiência. Nós fazemos as nossas escolhas, e muitas vezes erradas. Esse humor ''pastelão'' só vai sair da tv quando as pessoas perceberem que realmente aquilo que estamos assistindo na tv é totalmente sem fundamento, não traz lição de nada para a nossa vida e é pura perda de tempo. Ai sim, as emisoras não terão saída, elas terão que proporcionar um humor de qualidade!

adorei seu blog *--*
obg por ter comentado no meu;*

Yordan Cavalcanti disse...

Assim
a situação que vivemos acaba favorecendo a mídia
como teremos humor critico nessas condições?

Marcos Aquino disse...

é verdade victória.
Adorei a critica social que você colocou no seu texto.
Infelizmente é isso que acontece, muitos programas de humor na tv hoje querem nos fazer rir, ofendendo as pessoas, verbalmente ou por meio de imagens, que pode ser até engraçado quando vemos, mais é um humor ofensivo se formos ver por outro lado.
Obrigado pela visita no meu blog, e pelos seus elogios. Vou te seguir pra voltar sempre que você atualizar. Bjos

Luiz Brisa disse...

melhor serie do mundo xD
seguindo

Luan Silva disse...

Estou completamente com vc. Falta um humor critico sim, esse negocio de pânico, zorra total, são programas muito baixo, de um humor as vezes sujo. Estamos precisando de programas que nos ajuda a pensar, e ter um maior senso critico..

Leonardo disse...

Sabe o que acho incrível? Eles conseguem pegar humoristas excelentes que ainda não estão na grande mídia e transformar eles em idiotas padrão Zorra Total. Veja o Diogo Portugal, por exemplo.

Até hoje eu não sei como programa do Didi e outros ainda estão na grade da tv aberta,acho que o brasileiro médio gosta de humor ruim.

Dayane Figueiredo disse...

Eu adorava os Normaissss...poxa..que pena que acabou :/
adoreiii seu post..seu blog ta lindo! Parabens e Sucesso aki! beijosss!!!

Stcilf disse...

Concordo com você. Acho que o mais próximo de um programa de humor crítico que temos é o CQC, e mesmo esse muitas vezes cai pro lado do humor pastelão. Enquanto isso continuar, o jeito é se contentar em séries estrangeiras mesmo...
o/

d. carollina :} disse...

Concordo muito com o seu post. precisamos muito de programas de qualidade.

Fernanda Elisa disse...

Olha, concordo com vc. O humor bom não está na televisão. Mas ainda encontro muito humor bom nos livros. Veríssimo e Monteiro Lobato são ótimas pedidas pra quem tem sede de humor criativo e crítico. Fica a dica. ;)

Contos de Dachy disse...

Perfeito!!! Eu amo os Simpsons assisto todos os dias na FOX, mas veja bem hoje em dia muito mais paessoas estão tendo o acesso até mesmo porque você consegue isso por até 21reais mensais, mesmo assim séria bom que passasse em TV aberta, e melhor ainda estão lançando a temporada 21, e é muito mais crítico do que antes, muito mais, com o mesmo humor. Perfeito!!

Nath Ataíde disse...

Obrigado pelo comentario no meu blog, e você se saiu muito bem nesse "negocio" de escrever ótimo texto estou te seguindo ;**

Macaco Pipi disse...

ENTRA AÍ
É A COMUNIDADE PRA QUEM NAO DÁ CALOTE

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

florestadeconcreto disse...

cncordo plenamente.
.
Não assito TV pq é deprimente!
.
tudo repetido, parece uma droga viciante que te deixa estagnado!
.
se ao menos fosse criticas as comedias, mas não, são aquelas porcarias massificadas e pastelonas. =///
.
daria uma discussao longa isso, mas parabéns^^
.
abs

gavrielalon disse...

temos sim humoristas críticos, um dos programas que dou exemplo é cqc!!
mais acho que o humor critico deve ser mais explorado!!

Gabriela.Black disse...

eu assisto o CQC, mas ultimamente estou um tanto receosa, não é mais o mesmo, mas eles tentam. for CQC, não assisto televisão, em momento algum. se quero ver alguma série (estrangeira, CLARO), eu baixo pela internet e pronto. a tv brasileira me dá calafrios. é um horror.
A tv cultura tenta um pouco, eu acho. mas nunca tento assistir.

André Seyffert disse...

É cara amiga blogeira a televisão aberta não está ai pra formar pensadores infelizmente, ela quer mais que a população se torne uma massa alienada sem o minímo de senso crítico sem ter como se defender das inposições posta pelo poder, infelizmente se continuarmos com uma juventude que não quer saber de nada a não se se preocupar com os bunitinhos e bunitinhas da tv ow das musicas que foram sucateadas não vamos conseguir mudar essa situação. Como você sitou Os Simpson não são somente um desenhinho para assistir e dar risadas é a pura crítica contra um poder é a tentativa de fazer a população acordar de um mode digamos assim mais "facil" de intender.

Adorei o post de mais!

http://byseyffert.blogspot.com/

Inocentes Indecentes disse...

Verdade, o brasil esta precisando de um humor critico proprio!
Gostei dessa materia, muito boa, parabens

Marilia Correia disse...

cara muito bom em

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.