Pages

domingo, maio 30, 2010

O voto deveria MESMO ser obrigatório?

 O que importa, afinal, qualidade ou quantidade? Todos nós sabemos por experiência que quando somos forçados a fazer alguma coisa, não a fazemos tão bem feito como faríamos se fosse de nossa vontade. Raciocinando desse modo, por que obrigar pessoas desinteressadas a decidir o futuro de algo  tão grande como esse Brasil?
Existe sim uma minoria que pesquisa o histórico dos candidatos, são minuciosas quanto a esse dever do cidadão, fazem comparações, lembram de governos passados; esta se empenha e faz sua parte, mas é engolida pela maioria que vota de qualquer jeito e em qualquer candidato. Assim também reduziríamos os  políticos “compra-votos”  eleitos,  já que suas promessas não obrigariam ninguém a votar, e os que por livre e espontânea vontade fossem fazê-lo, já teriam em mente seu candidato ideal. Não há nada mais revoltante para uns do que ter que levantar obrigatoriamente domingo de manhã cedo e ir para uma escola extremamente lotada enfrentar uma fila de mais ou menos duas horas, para apertar dois botões, ouvir uma musiquinha e voltar exausto para casa. Será que não é óbvio que muito poder é dado a vários que não entendem a complexidade e grandiosidade do que domínio que têm em suas mãos? Não fica subentendido com isso que o voto seria restrito para a elite ou parte culturalmente elitizada, votaria apenas quem se sentisse apto, quem soubesse que há muito por trás dessa execução dos direitos de cidadão.  Se não for esse o problema, existe alguma outra falha crucial que faz com que sujeitos tão anti-éticos representem a população e façam o que quiserem do dinheiro público. Ideal mesmo seria uma união, para consertar o que estiver errado, seja no sistema de eleições, seja na impunidade, ou em qualquer outra coisa. Mas ainda é um pouco utópico imaginar o povo brasileiro junto clamando justiça através do calor da revolta e do boicote.

E para você, leitor, o voto deveria ou não ser vontade, e não apenas dever?
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

18 Opiniões:

Anderson Alexandre disse...

O voto não deveria ser obrigatório. Deveríamos ser donos de nossas escolhas. Eles ditam nosso jeito de vestir, de se portar, de comprar e muitas outras coisas. Poderiam pelo menos nos deixar livres para escolher se queremos colocar eles la ou não. Mas fazer o que? O povo não faz nada a respeito.

Marcos Lucas disse...

O voto não devia e não podia ser obrigatório. O voto obrigatório é uma ameaça a liberdade e a democracia.

Vii Ferrari . disse...

Claro que o ideal seria que o voto fosse facultativo, mas em um Pais como o nosso isso nunca vai ocorrer ¬¬. E pra piorar querem eleger uma ditadora como a Dilma pra presidencia! é mole ou quer mais?

interiorsout disse...

Como todo mundo diz, eu tambem concordo, o voto deveria ser facultativo.
É um saco ter que sair de casa, enfrentar fila e votar em um son of the bitch. O ideal seria não votar, quando achar que não tem candidatos merecedores do nosso voto.
Mas o problema então seria que tudo ia ficar deserto no dia das eleições e os funcionários não iam receber

pormenorys disse...

massa seu blog, gostei vou te seguir

Arthur D'mello disse...

O voto não deveria ser obrigatório, pois se vivemos numa democracia deveríamos ser livres para escolher votar ou não.

César disse...

acho que o voto so deveria ser de vontade propria, afinal, a maioria das vezes é tudo perca de tempo votar, afinal esses FDP nunca fazem nada pelo Brasil...tirando alguns q ainda tentam, mais o restos é tudo cambada de ladrões (Os Deputados!!!)

Laura Spíndola disse...

Nunca tinha pensado nisso.. realmente o voto obrigatório só acaba com a democracia.. :/
Parabéns pelo Blog! Muito bom :D

-----
http://cancoesdeescarnio.blogspot.com/

Iuri Adônis disse...

Eu acho que o voto não deveria ser obrigatório. Mas vc acha mesmo que os politicos iam perder os votos que eles podem comprar. acho que nao. otimo seu blog. Beijo

http://refemdarotina.blogspot.com

B` Guimarães disse...

claro que não.... em todos os paises desenvolvidos os cidadãos votam pela libedade de escolher...

Bárbara Cristina disse...

É a tal da democracia ilusória.Mas ainda sim, eu prefiro essa ilusão, do que o autoritarismo.E se o voto fosse facultativo, muitos poucos iriam votar.

Marcos Aquino disse...

Acho que sim, porque é ruim quando as pessoas decidem por você.
Eu por exemplo adoro tomar minhas próprias decisões.
Mais nessa eleição pra presidente só tem candidatos forçados, a unica que se salva é a marina silva, mais sei lá. Votar nulo é uma coisa boa nesses casos. Bjos
Eu te segui achei seu blog muito interessante!

Bruno Costa disse...

Acho que o voto deve ser um direito facultativo, não uma obrigação. Mas não tenho todas as implicações, desta possível mudança, tão claramente. Ainda assim, acho que interessa para certos políticos iludir e arrumar simpatizantes para ganhar voto, sem que estes tenham esclarecimento sobre seu trabalho e propostas. Ouvi numa rádio, hoje, que o Brasil é um dos 30 países onde o voto é obrigatório. Será que, justamente nisso, nao poderíamos aprender com a maioria?
Gostei do blog.

Bruno Cassiano disse...

Olá sou BRuno Cassiano dono de um blog chamado Mundo Leitor, e vim convidar a autora deste blog a ser uma postadora de lá.
contato: mundoleitor@gmail.com
ou
http://mundo-leiotr.blogspot.com

Tascio disse...

Não deveria ser obrigatorio...nos países de prieiro mundo é uma escolha votar ou naum...

Tascio disse...

primeiro*

David disse...

Se trata de uma questão democratica, deveríamos ter o direito de escolha, afinal somos pessoas livres...

Rafael disse...

Não deveria ser obrigatório. Quem fosse votar iria votar com consciência e nao por obrigação.

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.