Pages

domingo, junho 13, 2010

Patriotismo de Copa

A tão esperada Copa do Mundo começou e quando saímos na rua somos bombardeados por camisas verde-e-amarelas, bandeiras do Brasil penduradas em janelas de carro, casas e afins. É bonito como parecemos tão perto um do outro por estarmos unidos pelo único interesse de o nosso país ganhar mais uma estrela em seu uniforme. De repente as pessoas conversam como se fossem camaradas na fila do mercado ou na sala de espera do médico, quem nunca antes se viu torna-se irmão pelo cativante “clima de Copa”. Mas por que não temos esse comportamento normalmente? É indiscutível que apesar de todos reclamarem do Brasil, há um amor pela pátria. Entretanto este é projetado para o futebol. Por que? Por qual motivo o brasileiro só se lembra que é brasileiro quando o time está em campo? Torcem, vibram, se descabelam, por um gol. Dentro de cada um de nós há a certeza de que dia 12 de julho (caso o Brasil não ganhe) não haverá sequer resquício do banho verde-amarelo que ganhou a cidade; caso ele vença, essa decoração durará mais duas semanas ou um mês. Apesar de toda a sujeira, corrupção e negligência, temos sim um motivo maior do que a copa para nos orgulharmos de termos nascido nessa nação. Somos muito mais do que isso, somos em essência um povo hospitaleiro, quente, e diferente de qualquer outro. Somos nós que fazemos o Brasil e ele é nosso. 
É essa a paixão que deveria nos fazer vestir em qualquer época uma camisa escrito BRASIL, SOU BRASILEIRO, AMO MEU BRASIL, EUBR, porque dentro da fronteira que delimita esse gigante território há um povo maior ainda. Encham a boca e digam com orgulho: SIM, SOU BRASILEIRO.
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

12 Opiniões:

Thiago Batticelli disse...

As pessoas deveriam ser patriotas na hora de votar!!! Venha Marina, salvar o Brasil!!

Alcione Torres disse...

Eu já estou é enjoada desse negócio de Copa, viu...

Macaco Pipi disse...

Pra você divulgar seu blog sem levar calotes:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

Fabiano disse...

tinha um tempinho que não passava por aqui. como seguidor vi que tinha atualizado e resolvi ler.

infelizmente a velha frase o futebol é o ópio do povo sempre é lembrada nesses eventos. o ufanismo exacerbado é algo que não consigo compreender. sinceramente, o que vai mudar na minha vida mais uma estrela na camisa verde e amarela?
acho que deveriamos ver a copa como um momento de puro entretenimento. seria mais importante nos organizarmos para melhores condiçoes de saúde, de trabalho, de moradia. isso sim é ser patriota. que venham as próximas eleiçoes.

abraços.
fabiano

http://blog-do-faibis.blogspot.com/

Ela disse...

Eu concordo plenamente com vc!!! Passe lá no castelo qualquer dia desses... adorei te ouvir!

Eliana disse...

Postei esses dias sobre como minha vizinhança fica durante esse tempo. Eu adoro período de Copa do Mundo! Adoro!!!! E costumo me orgulhar de mil outras coisas de meu país. O problema é que minha voz é pequena, fraca, rouca. Os cineastas, os políticos, a mída... esse povo sim, deveria mostrar mais ao mundo nosso lado bom. E mostrar para o próprio povo daqui o quão abençoado é.

Gostei do blog! Voltarei mais vezes

Eliana

interiorsout disse...

Opa, ouve um erro, apaga o comentario anterior e deixe apenas esse:

Acho que sou um dos poucos que não fica extremamente patriota por causa da copa, acho que a maioria dos brasileiros passa 4 anos falando que odeia o Brasil, que é uma merda, mas quando chega essa copa, todos pegam suas camisas amarrotadas que estavam encalhadas e começam a bater no peito o seu orgulho. Acho tudo isso uma merda, por isso que a muito tempo não torço para o Brasil, e o melhor (ou pior, dependendo de quem lê) torço contra, SEMPRE.
Forte abraço

Marcela Barreto disse...

Olá,

Não poderia deixar passar despercebido, se quiser e puder, tem alguns selos para você.

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com/2010/04/selos.html

Um abraço!

Bruno Costa disse...

Tenho orgulho de ser brasileiro, pelo futebol, pelo samba, pela alegria, pela brincadeira, pela abertura e pela multiplicidade. Mas ainda assim, como cidadãos devemos ser mais participativos, algo que va além do voto, porque só ele não tem adiantado. Seria mais um motivo, e bem importante, para nos dar orgulho.
Abraço!

Tascio disse...

Copa é Copa! Até os menos brasileiros viram brasileiros!

K.Pinheiro disse...

Sinceramente... nas copas eu nao torço pro Brasil nao...
Não sei pq... mais isso nao convem né

Loverocklive disse...

Adoros todos são realmente patriotas.
Mas quando realmente necessitamos disso, as pessoas deixam para lá.

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.