Pages

sexta-feira, agosto 06, 2010

E aos negros: O secundário.


Não estou falando de carreira, mercado de trabalho, assentos no ônibus, ou qualquer um desses assuntos que nem cabem mais hoje em dia. O papel secundário, terciário, figurante dos negros hoje reside nos comerciais. Em todos os meios midiáticos, sendo mais gritante na televisão, o negro tem um papel quase inexistente nas campanhas publicitárias, por quê?


Claro que o dono da marca, loja, ou afim que uma propaganda bonita, atrativa, pessoas essencialmente bonitas. Então quer dizer que a beleza negra não existe?
Geralmente os negros, morenos, pardos, mulatos, têm participação maior em propagandas do Governo, para que a massa se sinta abraçada, tirando isso, sempre colocam um negro ao lado de dois brancos, como se fosse por pura obrigação. É incrível como o estereótipo das propagandas não é quebrado:
Para os que dizem respeito às donas de casa:

Mulheres brancas, do cabelo liso castanho ou preto, provavelmente com uma presilha prendendo metade dele para trás contracenando com um filho de 5 a 7 anos, do cabelo liso em formato de cuia e cabelo cor de chocolate.


Aos que dizem respeito aos homens ricos: Geralmente propagandas de carro; tem um homem bonito, branco, do cabelo curto, usando terno e gravata para parecer bem sucedido. Mas se for um quatro por quatro vai ser um jovem sem terno e gravata, mas seguindo os mesmos padrões, esses têm a tendência a colocar homens ruivos, ah, e curtindo a vida adoidado.


E os negros, nestes anúncios, estão perdidos na multidão, como peça removível do cenário. Eu acredito SIM na beleza negra. Ainda poderá haver um papel além da mudez dos quase-figurantes. Existe um pedacinho do Brasil que ainda não foi completamente mostrado.
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

23 Opiniões:

Karla Hack disse...

Verdade!
Não consigo entender como não colocam mais desta beleza negra tão farta em nosso país em comerciais, ou mesmo em novela e filmes...
Nçao entendo mesmo!
;P

Italo Gomes disse...

É uma questão cultural... mas bem preconceituosa mesmo

Existe sim a Beleza Negra como a Beleza branca, amarela, parda, vermelha e etc...

Tem que existir mais igualdade!

http://italoopensador.blogspot.com/

xD

Andréia Regina disse...

Realmente é exatamente como você descreveu, muitas vezes a participação de negros em certos comerciais e afins nos quais têm participação, parece que a presença fica com um ar de obrigação, pelo menos é o que tem me remetido.
Essa ultima frase do texto me trouxe da lembrança um certo vídeo que vi uma vez sobre a distorção e/ou ocultação da realidade transmitidas aos telespectadores pela telinha. É triste essa desigualdade, corupção..mas o que mais me revolta é o povo que não faz nada, crianças sem interesse de estudar; e tantas outras coisas que estão diante dos nossos olhos e só ouvimos AMÉN diante desse desmorronamento do ser sociedade.

Olha estou sem tempo agora, mas vou voltar aqui pra ler mais.
Estou com sorte hj :D
2° blog que me encantou hj, bendita hora que eu resolvi dar uma espiadinha heheheeh. Parabéns.
Peço uma gentileza apenas, gostaria de um comentario seu no meu blog, obrigada.

att.

Lily disse...

Seria menos racismo, não colocá-los nem como secundários.
Mas já vi belas propagandas com negros como principais... O que realmente me faz ficar involuntariamente feliz. :D

Andinho IDE disse...

Que coisa né, falavamos sobre isso quando saimos pra pintar !!!
Tem muita coisa por traz disso, "público alvo" dos produtos, questões raciais entre outras, o que as pessoas esquecem é que somos todos iguais por dentro !!! Mas acho um pouco de despeito heheheh !!!!
O maior jogador de futebol de todos os tempos Pelé, é negro, o de basquete tb, e o homem mais rápido do mundo? sem contar com o talento de músicos e atores que tb são negros !!! Pros outros só sobrou a "grana" !! heheheh
Parabéns pelos posts, são muito bons !!!
Que Deus te abençoe, t maixxxxxxx !!!
http://progressivoart.blogspot.com/
visita lá...

Vanessa Araújo disse...

também acho preconceito e outra, Tais araújo é linda e não é unica mulher negra bonita, e mó sucesso certo? deviam dar mais oportunidade, estão muito acostumados com branquinho, do cabelo liso e olho claro. parabéns pelo blog :*

seuvicio disse...

Eu acredito na beleza bonita.

Kamila disse...

Verdade, muito talento é desperdiçado no Brasil por questão de cor da pele. Isso sem falar na televisão, onde o negro tem espaço para interpretar empregada doméstica ou escravo. Taís Araújo é um destaque, mas existem muitas pessoas talentosas nesse país, só que não é lhes dada uma chance...

Muito bom seu blog, vou seguir ele. :)

Abraços!

Aline Rojas disse...

Isso se resume a uma palavra: preconceito.


O preconceito ainda predomina nas mentes humanas, o que é lamentável.
Infelizmente esse histórico impregnado na nossa cultura de que o negro, escravo, servo, é um ser menor, até os dias de hoje leva muitos à concepção de que a raça pura, ou seja, a branca, é melhor e superior.
Pessoas que pensam assim estão completamente alienadas, pois não importa a cor da pele, e sim o caráter que é o principal fator que se deve levar em consideração.

TODOS nós, sem excessão, somos filhos do DEUS e nascemos à sua imagem e semelhança. Devemos TODOS nos unir e zelar pela igualdade do ser humano. Bjos

Depois passa no meu:
http://realnovirtual.blogspot.com/

Caroll disse...

Infelizmente o preconceito eh mto grande ainda.
Mas acho que ja melhorou bastante.
Com o tempo vamos vencendo isso.


www.blogrevendedoronline.blogspot.com
Visite o meu!
Abçs!

Leo... disse...

Bom texto!! gostei ;)

http://bubbllez.blogspot.com

Luiz Brisa disse...

gosei
eh verdd
eh uma questao d cultura

João Arêas disse...

Isso se deve a forma como nossa sociedade evoluiu durante os anos, ainda vai demorar para os negros serem vistos como humanos, e como exemplos. Mas o que vale é a aparência, ainda mais hoje em dia.

Gostei muito do seu blog, parabéns.

Depois passa no meu; http://enigmasdocotidiano.blogspot.com/

Acho que você vai gostar.

Abraços.

Thamara disse...

Realmente hoje em dia nas campanhas publicitárias a beleza negra ainda é vista como segundo plano.
Muito injusto pois além de ser preconceito, uma rica e pura beleza esta sendo deixada de lado.

http://desabafointerior.blogspot.com/

Thiago Augusto disse...

Dificilmente a gente ve um campanha publicitária com algum negro! padrão de moda ridículo que se vê hoje em dia!

Caroll disse...

Infelizmente o preconceito eh mto grande ainda.
Mas acho que ja melhorou bastante.
Com o tempo vamos vencendo isso.


www.blogrevendedoronline.blogspot.com
Visite o meu!
Abçs!

Bruno Costa disse...

Parabéns pelo texto e pela coragem em tocar no assunto com sinceridade, pois sempre vem os que pouco conhecem dizendo que todos são iguais. Isso não é verdade. Sabemos que uns são tratados de uma forma e outros de outra. O negro em segundo plano e nos guetos, ainda sendo acusados como indivíduos irresponsáveis, supostamente individual. Os padrões do sucesso são brancos e clichês, o negro aparece no máximo como beleza alternativa. Se há alternativa, há enquanto relacionada a um modelo vigente, que é o do branco, europeu. Vou parar por aqui para não escrever um livro.rs
Abraço.

Ramos disse...

Somos todos iguais aos olhos de Deus...

Preconceito é ignorância \o/

BjauM!



www.suportedamente.blogspot.com

Kamila disse...

Oi de novo. :)
Dá uma olhada lá no meu blog, te indiquei um selo:
http://wisely-foolish.blogspot.com/2010/08/off-sunshine-award.html.

Abraços. ;D

Flor de Liz disse...

Olá estou passando pra dizer que tenho um selinho para vc, passa lá.

http://www.vilmasl.blogspot.com/

Ana Paula Moreto disse...

É verdade o que você falou, a beleza negra existe, e muitas vezes são escondidas nas propagandas, incrivel sua observação, não havia pensado neste modo.. isso é algo polemico que se diz "superado" no Brasil e no mundo, mas ainda há falhas, como estas citadas

Rafael disse...

Falou tudo. O que vc disse é verdade. Eu ja notei isso nas propagandas.

A maioria hoje em dia tem UM negro. Mas sempre no meio de uma roda de brancos. Ta nitido ali que aquele negro ta por obrigação, so pra nao dizer que nao teve.

É ridiculo isso. Existe sim a beleza negra.

Acho que esses publicitarios querem retratar a "realidade" onde nao sao mts os negros ricos e etc. Mas isso e mt descriminatório.

Eles tem tantos direitos quantos os brancos, podem ser tao bem sucedidos quantos os brancos (mesmo na maioria dos casos enfrentando mais dificuldades) e podem conseguir aqueles mesmos bens materiais.

Nao se deve excluí-los nas propagandas

Falou tudo.


Parabéns

Acessa? http://www.leontextos.blogspot.com

caa disse...

A belesa negra é magnífica tanto quanto as demais. Mas da maioria das vezes colocam um negro, seja em propaganda, pra dar uma ideia que não tem preconceito.. racismo.A descriminação existe sim, até hoje, mas querem cobrireste erro, cometendo outro.Assim, nunca nada vai pra frente. Se continuar assim, este erro permanecerá ..
Qualquer tipo de preconceito é ridículo, somos todos iguais,independente de cor, religião, cultura. Niguém é melhor que ninguém.
belo texo flor.
http://c-rodriguesilva.blogspot.com/

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.