Pages

sábado, agosto 14, 2010

Machado de Assis, uma lição de vida.


Joaquim Maria Machado de Assis é mais que um nome conhecido por todos nós; cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, Machado virou historia, um ícone. 


O mais interessante na história do autor são todas as barreiras que este teve que enfrentar, nascido, em 21 de junho de 1839, em família pobre e matriculado em escola pública teve que trabalhar durante a infância, ajudando a madrasta; vendia doces. Como se não bastassem todas essas dificuldades, era epilético e gago, além de ter a saúde frágil.Mesmo assim dedica-se a estudar nas horas vagas e aos 16 anos publica o seu primeiro poema, “Ela”. 
Aos 17 consegue um trabalho como tipógrafo e usa o tempo livre para escrever; era o começo de uma saga. E, inserido no mundo literário, onde faz amizade com Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, José de Alencar e Gonçalves Dias, principiam suas maiores conquistas:


Em 1867, é nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial;
Em 1872, é nomeado para o cargo de primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas;
Em 1889, torna-se diretor da Diretoria do Comércio no Ministério;
Em 1897, foi presidente da Academia Brasileira de Letras, cargo ocupado até a morte.
Considerado, também, o pai do Realismo no Brasil.
A Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada Casa de Machado de Assis em sua homenagem.


São histórias como essa que nos mostram que não importa onde você nasça, que escola você freqüente, quanto dinheiro você possua, quantas privações serão dadas, nada disso ficará em sua frente se a sua força de vontade for maior do que tudo isso.
Machado tinha tudo para ser um pobre coitado qualquer, mas quis muito mais que isso, quis virar história, ter livros que são ícones na literatura brasileira, um nome conhecido e admirado por todos; um ilustre escritor. 



Muitos têm problemas muito menores do que esses, pequenos empecilhos que a vida nos coloca para testar nossas forças, e sucumbem, desistem, não conseguem enxergar um jeito de continuar caminhando e partem para novos objetivos, esquecendo  muitas vezes daqueles sonhos da infância.
E, quando a vontade de fraquejar for maior, lembremo-nos de figuras como Machado de Assis, e que essa memória nos dê forças para seguir adiante.

"Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. (...) ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".

Fonte
 
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal. Conheça a Lei 9610

11 Opiniões:

Loverocklive disse...

O Cara foi realmente bom.

Ana Paula Moreto disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa *-* MACHADO DE ASSIS *--*
Sim, ele sim é um exemplo a ser seguido, cara, eu adooro os livros dele.. a maioria das pessoas que conheço diz que é entediante, mas eu gosto muito... quer dizer não li muitos, to lendo "Helena" no momento, mas ja li Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
E além de ser um otimo escritor, teve uma vida cheia de dificuldades, assim como você disse e nem por isso deixou de ser um grande homem, precebe-se pelos seus livros que ele tinha grande conhecimento, era um homem muito inteligente, tinha uma visão aberta para aquela época.

Parabéns pela postagem. fiquei super feliz de encontrar uma postagem sobre ele.
Bjs.

Elmo Freitas disse...

Grande Machado de Assis!
Dele eu tenho o seguinte ensinamento:
"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito."

Juηiøя - ลи†эиล∂๏ disse...

TIVE OPORTUNIDADE ESTUDAR ALGUMAS OBRAS DELE

era muito bom

deixou exemplos pra nois

http://adolescente-antenado.blogspot.com/

Heledanium disse...

Tenho muita curiosidade com relação aos textos de Machado de Assis, mas se não me engano, nunca li nada dele (talvez fanta de tempo; talvez de interesse mesmo, não sei dizer).
Não conhecia a historia dele (gago e epilético? Sério? Não sabia!)...

E, o que fica nesse momento, é uma mensagem: "cuidado com as batatas; elas são mais perigosas do que parecem"...rsrsrs

Parabens pelo seu blog!

sobrecanal disse...

adoro os livros, textos, frases dele.. bom mesmo

gavrielalon disse...

Grande historia dele!!
Eu realmente não sabia de algumas coisas que foi citadas no texto!!
Como minha mãe sempre diz:
Sempre quando estiver tendo um dia ruim
Alguém lá fora está tendo um dia pior ainda.
Então pare e se concentre nas coisas boas.
Ele conseguiu superar todas dificuldades!!

Yon disse...

Realmente Machado foi tudo isso que vc colocou e muito mais.O que me impressiona na obra deste escritor é a atualidade que ainda constatamos em muitos das suas obras, escritas há tanto tempo...Ele consegue ainda hoje emocionar pessoas no mundo todo, mostrando que a arte não tem fronteira de linguagem ou tempo.Parabéns pela homenagem muito merecida ao nosso Machado de Assis.

Fabiano disse...

o que dizer de Machado de Assis? nada a acrescentar. uma obra como a desse mestre é pra ser divulgada por gerações e gerações. um escritor ímpar.

tem um selo pra vc no meu blog.
abraços.

fabiano

Kah disse...

Machado de Assis foi e ainda É o melhor escritor brasileiro de todos os tempos. Suas histórias são insuperáveis, pois, apesar de terem sido escritas há mais de um século, se encaixam perfeitamente hoje em dia.

Pontes disse...

Engraçado que me obrigaram a ler Machado de Assis na escola, eu não li pq não leio quando me obrigam, mas agora um dos livros deles está separado aqui para eu ler assim que puder.

Grande escritor nacional, talvez o maior de todos.

Postar um comentário

Favor ler o texto primeiro para saber do que está falando, comentários como "Muito bom", "Legal", "Passa no meu blog" serão descartados. Exercitar um pouco a mente crítica para redigir um pequeno fragmento é saudável.Palavrões e frases ofensivas terão o mesmo destino.

No mais, obrigada por estar comentando.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.